sexta-feira, março 24, 2006

A culpa é nossa, de quem mais poderia ser?


O texto que se segue não é da minha autoria, mas qd o li achei que tinha mt a ver com o que ando a sentir ultimamente pedi a autora se o podia publicar, e com o seu consentimento aki está um texto que dá que pensar.. Leiam e comentem..


Dia Mau
Como diz o Manuel Cruz: “ é só mais um dia mau”, daqueles dias em que não somos nós que vamos ensinar a ver o lado claro desse dia, porque se a nossa vida foi marcada pela dor de não saber onde dói, de quem é a culpa?
A culpa é nossa, de quem mais poderia ser? Porque passamos demasiado tempo agarrados a coisas, a pessoas, a momentos! E para quê? Eles passam e todos os dias surgem momentos novos para aproveitar.
Vezes sem conta acordamos a dizer que estamos num dia mau, num dia não….ou porque está a chover, ou porque a raiva nos invade, ou porque estamos insatisfeitos com alguma coisa que nem sabemos ao certo o que é….
Mas porquê um dia mau?
A insatisfação é algo de tão positivo…demonstra que não nos acomodamos com a vida, com o que está à nossa volta e ao nosso alcance e tentamos sempre alcançar mais…. Não será bom ser um eterno insatisfeito?
Considero a insatisfação a beleza das coisas, aquilo que nos faz ver sempre para além do que os olhos vêem, que nos faz pensar para além do pensamento, que nos faz agir para além da acção…
È em dias como este que parece que perdemos a inspiração…é em dias como este que parece que ela volta…È em dias como este que questionamos a nossa existência e a forma de como levamos e passamos todos os nossos dias….
Esqueci há muito tempo o que estava para trás…perdi a memória…perdi a razão do tempo….não sei onde estou…
Como dizia o António: “ Limpei a cabeça de tudo o que ela não quer e ao corpo fiz a promessa, só serve para o que eu quiser”
Anestesiada e na profunda amnésia dou os passos seguintes e continuo à procura de todos os dias maus que estão para vir e todos os dias bons também…
Sigo em frente e sozinha se for preciso…o importante é que ao anoitecer sinta que tudo o que passou valeu a pena….muita gente vai ficando pelo caminho, outros seguem ao nosso lado e caminham pela mesma estrada, embora nem sempre com o mesmo objectivo… Aos que continuam, que consigam caminhar um pouco mais todos os dias….aos que quiseram ir embora, que tenham feito uma boa escolha e que não se sintam excluídos da caminhada, porque afinal quem abandonou o barco não foram eles????
(Sandra Martins)

10 comentários:

João Barros disse...

Confesso que não sou muito apologista de ler grandes textos em blogs. Mas neste houve algo que me despertou uma certa curiosidade, o que me levou a lê-lo por completo.
Dizem que uma imagem vale por 1000 palavras, mas neste caso isso não se justifica. O texto é muito sentimental e verdadeiro o que demostra o puro sentimento da autora. Aqui ficam os meus sinceros parabéns.

Guapita disse...

Agradeço pelos parabéns e ao Bruno também por o ter publicado. Normalmente não publico o que escrevo até porque a inspiração não tem surgido mas ao mostrar ao Bruno ele gostou e não vi problema nisso...por vezes é bom expressar no papel o que vai cá dentro
Mais uma vez obrigado aos dois
Beijinhos****

Fabulastica disse...

"A culpa é nossa, de quem mais poderia ser? Porque passamos demasiado tempo agarrados a coisas, a pessoas, a momentos!"
Não posso concordar com esta afirmação... Passamos demasiado tempo agarrados? Mas no fundo, o k é a vida? A vida não é feita de pessoas? De seres humanos, do mundo que vive em cada um deles? Um momento é um momento! Desvanece-se, demora um segundo! Agora as pessoas? As nossas coisas, coisas estas que fazem surgir uma memória boa ou má.. Sim! pk sobretudo aprendemos com o mau da vida! Não devemos olhar só para o pessimismo, devemos ser suficiente inteligentes e fortes para conseguir retirar uma lição de vida das coisas más que nos acontecem.. Mas acho k as pessoas tem smp coisas mto boas para nos mostrar e para dar, mesmo k nos magoem ou desiludam..Valerá a pena guardar ressentimentos a pessoas com quem já gostámos de conviver?Gastar energias nesse sentimento podre que é o rancor? Deixo ao critério de cada um...

Agora a parte boa (lol):
concordo plenamente com essa insatisfação eterna pelo saber, pelo desconhecido, pela tentativa de fazer melhor e mais.. Ultimamente tenho pensado mto nisso, se valerá a pena esta insatisfação da qual eu também partilho..A vida é tão efémera.. Chego à conclusão k esta insatisfação faz parte da própria condição humana.. É a nossa mais-valia e ao mesmo tempo a nossa destruição...

(Sábado tou lá batida, e claro k nao tou chateada.. lol) kiss

[S]imple [B]ags disse...

"É a nossa mais-valia e ao mesmo tempo a nossa destruição..." como pode ser uma mais valia se nos destroi? É a tua opiniao e tem todo o valor para mim mas permite-me expressar a minha, axo que está correcto qd dizes que aprendemos com as coisas más da vida, mas se viveres uma vida com situações boas faz de ti uma pessoa melhor, da-te a chamada(alegria de viver) mas no meu ver qd a autora do texto escreveu que passamos demasiado tempo agarrados as coisas, eu interpretei cm sendo um aviso. Pq agora pensa cmg: se por exemplo existisse alguem por quem tu tinhas um enorme carinho e soubesses que ela estava a ir por um caminho errado, e que iria sair magoada por causa do que estava a fazer, nao tentavas impedir??? Quem ama e quem gosta tenta sempr impedir o sofrimento do proximo nao e verdade? Apesar de mts vezes isso nao ser reconhecido.. Nos humanos e simples mortais conhecemos o sofrimento pq e algo c que somos confrontados desde sempre, mas ja te imaginas-te numa vida onde nao tivesses q sofrer para aprender? onde todos quisessem o bem de todos? Acho que era mt melhor..não concordas??
:):):):):):):):):):):):):):):):):)

**

Guapita disse...

Quando escrevi este texto não quis com isto dizer que não devemos dar-nos com as pessoas e muito menos dizer que elas não eram importantes na nossa vida. Passo muito tempo a dizer que ando à procura de uma ilha deserta, onde possa estar sozinha longe de tudo, mas sei que no fundo não quero nada disso, porque eu sim sou demasiado agarrada às pessoas que me rodeiam e o ponto central está ai....por vezes temos de ter uma altura certa para as largar, para as deixar seguir o seu caminho e seguirmos o nosso. Acho que quando um amigo vale realmente a pena, temos de ir com ele e lutar por ele, mas há um limite.... e por vezes pensas: " se é assim tão amigo porque te faz sofrer tanto? porque é que faz questão de fazer de propósito para te fazer sofrer? mas apesar disso que vês continuas a tentar e a lutar por essa amizade...ate ao ponto em que percebes que não vale a pena...que quem abandonou o caminho e quem se quis excluir foram eles e não tu, e que apesar de seres tu que estavas a sofrer, foste tu que continuaste a tentar que ambos percorressem o mesmo caminho...e que afinal nao vale a pena....era isso que estava a pensar e a sentir...nunca que não devias dar valor às pessoas, porque concordo contigo...e são elas que dão valor à nossa vida.

(Sábado espero estar lá também:))
E não deixa de ser curioso ter uma amiga com o mesmo nick que o teu:)
beijinhos grandes*****

Fabulastica disse...

Primeiro a resposta para o Bruno:
"É a nossa mais-valia e ao mesmo tempo a nossa destruição..." como pode ser uma mais valia se nos destroi?"
É a nossa mais valia porque é esta insatisfação, esta ânsia de querer mais e melhor, que nos criar as coisas boas da vida, a evolução da nossa humanidade, de criar o nosso bem estar, de lutarmos pela nossa felicidade. Imagina se o Thomas Edison não tivesse inventado a lâmpada só porque se sentia satisfeito com a vidinha que levava...Só porque achava que a vida não tinha mais nada a oferecer-lhe... No fundo esta insatisfação é a nossa crença em que a vida tem muito para nos dar, que há muita coisa boa para fazer e conhecer ainda..
Acho que o sofrimento para ter uma aprendizagem eficaz é necessário. Não consigo conceber um mundo, só de coisas boas porque isso não existe e nunca existirá.. Sinceramente acho que seria uma seca se fosse tudo bom... Teríamos umas vidinhas sossegadas e chatas se tudo fosse sorrisos... E a emoção de chorar? e a emoção da raiva? Não é desta matéria que todos somos feitos?

Agora para a Sandra... ;)
"Acho que quando um amigo vale realmente a pena, temos de ir com ele e lutar por ele, mas há um limite.... e por vezes pensas: " se é assim tão amigo porque te faz sofrer tanto? porque é que faz questão de fazer de propósito para te fazer sofrer? mas apesar disso que vês continuas a tentar e a lutar por essa amizade...ate ao ponto em que percebes que não vale a pena...que quem abandonou o caminho e quem se quis excluir foram eles e não tu (...)"
Porque é que havemos de pensar assim? Tu é que abandonaste o barco, não eu! Eu não penso assim... Os amigos não têm que percorrer o mesmo caminho que nós! Não será uma atitude um pouco egoísta querer que eles se mantenham sempre ao nosso lado, querer que tudo corra à nossa maneira, que sigam um caminho igual ao nosso.. Os nossos amigos são pessoas independentes, têm a sua vida e quer queiramos quer não, nós não somos dependentes deles e eles não são de nós e, mais tarde ou mais cedo acabam por nos magoar por diferenças que são inconciliáveis... Eu tenho amigos mesmo muito diferentes de mim, que seguiram caminhos muito diferentes do meu e não é por causa disso que já não sou amiga, é claro k com a idade, com os projectos fuuros nos vamos afastando mais... Mas amizade vive também muito da lembrança do que outrora foi..
Beijinhos grandes (sábado havemos de nos conhecer!) ;)

Guapita disse...

Concordo plenamente contigo....eles podem estar longe, ter as vidas deles mas não implica por isso que te magoem e que ponham a tua amizade à prova, que a deitem fora...
Mas são opinioes....eles vão entender a quem me dirijo e vão concordar comigo, mas vão ficar calados para não dar o braço a torcer...

Fabulastica disse...

Sei onde queres chegar.. Também já levei assim uma grande espécie de "murro" na barriga... Acredita que nunca mais confiei como confiava... Mas adiante que isso é k é vida! ;)

[S]imple [B]ags disse...

Thomas Edison só inventou a lampada pq queria escrever e ja era tarde para ir comprar velas.. hehehehehe.. "Acho que o sofrimento para ter uma aprendizagem eficaz é necessário." entao pq tentas livrar as pessoas que gostas de sofrerem?? se e bom deixa-las sofrer!!

Guapita disse...

Oh Bruno desculpa, monopolizei o teu blog... e eu até tenho os meus:P
Mas eu prometo que não volta a acontecer....
Amanha a familia Martins marcará presença bem em frente ao palco...pode ser que assim me redimida da monopolização e me perdoes:P
Beijos grandes*******